terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Música: País tropical

País Tropical

Jorge Ben Jor

Moro num país tropical, abençoado por Deus
E bonito por natureza, mas que beleza
Em fevereiro (em fevereiro)
Tem carnaval (tem carnaval)
Tenho um fusca e um violão
Sou Flamengo
Tenho uma nega
Chamada Tereza
Sambaby
Sambaby
Sou um menino de mentalidade mediana
Pois é, mas assim mesmo sou feliz da vida
Pois eu não devo nada a ninguém
Pois é, pois eu sou feliz
Muito feliz comigo mesmo
Moro num país tropical, abençoado por Deus
E bonito por natureza, mas que beleza
Em fevereiro (em fevereiro)
Tem carnaval (tem carnaval)
Tenho um fusca e um violão
Sou Flamengo
Tenho uma nega
Chamada Tereza
Sambaby
Sambaby
Eu posso não ser um band leader
Pois é, mas assim mesmo lá em casa
Todos meus amigos, meus camaradinhas me respeitam
Pois é, essa é a razão da simpatia
Do poder, do algo mais e da alegria
Sou Flamê
Tê uma nê
Chamá Terê
Sou Flamê
Tê uma nê
Chamá Terê
Do meu Brasil
Sou Flamengo
E tenho uma nega
Chamada Tereza
Sou Flamengo
E tenho uma nega
Chamada Tereza

Compreendendo o texto
1) Depois de ler e cantar a música, reconte, no seu caderno, sobre o que é falado nela.

2) Releia os versos do poema e explique o sentido das expressões.
a) "Moro num país tropical"
b) "Abençoado por Deus"
c) "E bonito por natureza, ah!...
d) "Sou flamengo, tenho uma nega chamada Tereza, ah!
- Quem é a nega chamada Tereza a quem o narrador se refere?
- O fato de o narrador ter se referido a essa pessoa como nega demonstra uma forma carinhosa de tratá-la? Por quê?

3) Na música País tropical, há a exploração da sonoridades de algumas palavras, a rima. Que palavras foram usadas para fazer essas rimas?

4) Use sua criatividade e encontre rimas para os seguintes versos:
a) O Brasil tem árvores tratadas.
b) A natureza é bela.
c) Diga não.
d) Durante o Sol poente.

5) Um país tão imenso e diverso como o Brasil conta com numerosos elementos que o caracterizam. Todos eles deixam marcas em nossa maneira de viver, ser e agir. No poema País tropical, aparecem vários desses elementos. Converse com seus colegas e faça um relato observando esses itens a seguir:
- Por que no poema é destacado o carnaval do Brasil?
- Flamengo é o nome de um time de futebol. Por que muitas pessoas consideram o Brasil "o país do futebol"?
- Pense em alguma coisa que você gosta no Brasil e no povo brasileiro.

6) Ortografia
Complete as palavras, usando M ou N:
home__            ni__guém            exe__plo         se__pre             tro__pa          repe__te
seme__te          da__çar                comu__           bri__cadeira     corre__          la__bida
bato__              co__pensação      bo__bo__        hífe__               ca__panha     assi__
sete__bro         alé__                    póle__              co__prido        segui__te        corre__te
amé__              ta__bé__              e__xergar        passate__po     lâ__pada        álbu__
elefa__te          capi__                  nuve__            difere__te         orie__tal         co__posto
Justifique onde você usou M ou N e por quê?

7) Escolha uma música conhecida e criem uma nova letra para ela, de modo que os versos se encaixem na melodia. O texto deverá descrever algumas belezas do Brasil ou da sua cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário