sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Diversas Fábulas




FÁBULA


JUSTIFICATIVA
A fábula é uma narrativa alegórica (que possui um pensamento de forma figurada), em forma de prosa ou verso, cujos personagens são geralmente animais que sustentam um diálogo, cujo desenlace reflete uma lição de moral, característica essencial dessa. A temática é variada e contempla tópicos como a vitória da fraqueza sobre a força, da bondade sobre a astúcia e a derrota de presunçosos.
Considerando que a fábula instiga discussões e reflexões a respeito da moral, e em vista da necessidade de ampliar o repertório linguístico do aluno, bem como, aprimorar o nível de escrita, serão desenvolvidas estratégias que viabilizem tais metas, através de um projeto didático intitulado: FÁBULAS. Neste, o educando vivenciará de forma lúdica e prazerosa, o ato de ler e produzir textos.
Como é maravilhoso trabalhar com fábulas! Mas o que está por trás de cada fábula? Que valores? Que mensagem há para a sua vida?
DESENVOLVIMENTO
  • Assistir o filme: Bee Movie, a história de uma abelha. Recontar o filme.
    SINOPSE:
    Barry B. Benson (Jerry Seinfeld) formou-se recentemente e sonha com um emprego na Honex, onde poderá produzir mel. Desta forma ele se aventura fora da colmeia, onde descobre um mundo até então inteiramente desconhecido. É quando conhece Vanessa Bloome (Renée Zellweger), uma alegre florista de Manhattan com quem quebra as regras das abelhas e passa a conversar regularmente. Logo eles se tornam amigos, o que faz com que Barry conheça melhor os humanos. Porém Barry descobre que qualquer pessoa pode comprar mel nos supermercados, o que o deixa profundamente irritado por considerar que estão roubando a produção das abelhas. É quando ele decide processar os humanos, na intenção de corrigir esta injustiça. O que será que aconteceu? E o que será que a Vanessa achou de tudo isso? Uma abelha processando um humano. Será que deu certo? Ou não?
    Copiar numa folha e responder.
    Roteiro do filme Bee Movie
    1- Quem é o personagem principal? Quais são suas características físicas?

    2- Do que se trata o filme?

    3- Que lições você aprendeu com o filme?

    4- Desenhe a parte que você mais gostou de filme.

    5 - Faça uma análise. O filme retrata situações que refletem a sociedade das abelhas e outras que refletem a sociedade humana. Quais são elas?
6 – Bee movie deixa muito claro o conceito de equipe, mencionando a importância das pequenas tarefas para o realização do todo. Identifiquem no filme em que momentos este conceito aparece. Depois transponham estas situações para o cotidiano escolar e familiar. Onde estou? Qual minha função e importância neste grupo?

  • Visitar a biblioteca para procurar fábulas. Copiar uma e ilustrar numa folha.
  • Visitar os sites para conhecer outras fábulas de outros autores.
  • Ler as fábulas intitulada A cigarra e a formiga nos sites indicados e ver o vídeo no blog. Fazer uma comparação analisando as diferenças entre elas.
  • Escolher uma fábula e recontar.
  • Criar uma fábula com uma moral que está no livro adotado. Fazer numa folha bem caprichada para montarmos um mural.
  • Organizar com a turma um livro com as fábulas criadas.
  • Escolher uma fábula para ser apresentada na sala de aula (como um teatro).

AVALIAÇÃO
Observação através de registros do desenvolvimento das habilidades, da participação e do interesse do aluno, durante a execução.

Leia com bastante atenção e faça com carinho. Mãos a obra. Depois colocaremos alguns trabalhos aqui, viu? Até mais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário