Menino brinca
de boneca?
- Largue essa boneca, menino! Homem
não brinca de boneca!!!
Quando se é criança, as pessoas costumam dizer: Menino e menina são
diferentes! Menino é mais esperto, mais corajoso, mais inteligente. "Forte
como o papai!" Menina é mais obediente, mais sensível, mais comportada.
"Boazinha como a mamãe!"
E aí, quando o menino é mais
obediente, dizem logo que ele é bobão; mais sensível: mulherzinha! mulherzinha!
- Lá vai ela de novo jogar bola com
os meninos!
- Essa garota é estranha ...
E a menina: quando é mais valente,
"essa menina parece um menino!", mais desinibida, "que menina
saliente!"
Muita gente fala que menino (homem)
é superior, melhor que a menina (mulher). Que ele, como já vimos, é mais
esperto, corajoso e inteligente. "Homem se vira em qualquer lugar!"
E a menina? "Elas são muito
chatas, choram à toa. Parecem manteiga derretida."
Não é verdade. O que acontece é que
as pessoas são diferentes. Assim como há pessoas altas, magras, baixas ou
gordas, há aquelas que são mais espertas, corajosas, ou indefesas.
Essa diferença, preste atenção, a
gente vai encontrar de pessoa para pessoa, e não por ser homem ou mulher. Não
é por serem meninos, que todos vão ser iguais. Ou por serem meninas, que todas
terão o mesmo jeito.
Cada um é diferente do outro. E o
que devemos fazer é aceitar as pessoas do jeito que elas são.
[...]
- Senta direito!! Fecha as pernas,
menina! Você já está ficando uma mocinha!!!
Desde cedo, as meninas vão
aprendendo que têm que ser quietinhas e boazinhas. A se comportar como
mocinhas.
"Ah! não fica bem menina ficar
correndo e pulando. Isto é coisa de menino.”
Ou então,
"Qualquer coisa, chame o seu
irmão!"
- Por que tem sempre que ter um
irmão, um menino, para tomar conta das meninas?
Você já notou que isso acontece
várias vezes, mesmo que o irmão ou o menino seja menor, mais novo?
Com isso, algumas meninas vão sendo criadas como indefesas e bobinhas. E
a gente sabe que não é verdade. Não é por ser menina que vai ser assim.
Você acha que as meninas são mais
frágeis que os meninos? Você conhece alguma menina que é mais esperta que
muito menino? Há alguma coisa de errado nisso?
Algumas pessoas pensam que ser
menina significa ser fraquinha, não saber nem brigar. Engano.
Existe muita menina valente e
brigona - e ela não deixa de ser menina por isso. Assim como muitos meninos se
defendem, brigando, muitas meninas têm que se defender.
Agora, melhor seria se as pessoas
pudessem se entender conversando, sem precisar brigar, se atracar, não é mesmo?
É verdade que a maioria das meninas
prefere brincadeiras mais calmas, com bonecas, danças e jogos. É verdade,
também, que a maioria dos meninos prefere brincadeiras mais movimentadas, mais
brutas. O que não é verdade é que todas as meninas têm que brincar só disso e
que todos os meninos têm que brincar só de luta e jogo de bola.
Por que se incentivam brincadeiras
de briga entre os meninos e, quando entram as meninas, passa a ser brincadeira
"sem modos"?
Qual a diferença entre briga e
competição?
Muita gente fica falando:
"menino não brinca de boneca!"
Mas de boneco tipo He-man, Rambo,
Thundercats, pode. Já notaram?
Adaptado de Menino brinca de
boneca?, de Marcos Ribeiro. Rio de Janeiro, Salamandra, 1990.
Quem é o autor?
Marcos Ribeiro mora no Rio
de Janeiro. É autor e consultor na área
de orientação sexual. Seus livros tratam de temas muito polêmicos,
como preconceitos, sexualidade, a questão do masculino-feminino, etc.
Dialogando com o texto
1) No caderno, separe, em duas colunas, as diferenças entre meninos e
meninas apontadas nos dois primeiros parágrafos do texto.
Meninos =>
Meninas =>
2) Segundo o texto,
o que acontece quando o menino ou a menina fogem desse padrão de comportamento
destacado na questão anterior?
3) A partir do 12º parágrafo
do texto, há uma série de ordens que são dadas às meninas.
a) Localize no
texto algumas dessas ordens. Escreva-as no caderno.
b) Qual terá
sido a intenção do autor ao escrever essas frases no texto?
4) No final do
texto, de que maneira se mostra que menino também brinca de boneca?
Estudando
o texto argumentativo
1) Como já
vimos, texto narrativo é aquele que
conta uma história ou narra uma ação, um acontecimento. Já o texto
argumentativo é aquele que discute ideias,
argumenta, tentando convencer o leitor a respeito do que está sendo dito.
a) De que assunto o
texto "Menino brinca de boneca?”' trata?
b) O objetivo
principal do texto é narrar uma história ou argumentar sobre o assunto? Explique
sua resposta.
2) Nos
textos argumentativos, para defender sua opinião sobre o assunto que está
discutindo, o autor apresenta como argumento exemplos, dados ou informações.
a) Leia novamente o trecho abaixo,
prestando atenção na maneira como a argumentação foi organizada pelo autor:
Muita gente fala que menino (homem) é superior, melhor que a
menina (mulher). Que ele, como já vimos, é mais esperto, corajoso e
inteligente. "Homem se vira em qualquer lugar!"
E a menina? "Elas são muito chatas, choram à toa. Parecem manteiga derretida."
Não é verdade. O que acontece é que as pessoas são diferentes.
Assim como há pessoas altas, magras, baixas ou gordas, há aquelas que são mais
espertas, corajosas, ou indefesas.
Essa diferença, preste atenção, a gente vai encontrar de
pessoa para pessoa, e não por ser homem ou mulher. Não é por serem meninos,
que todos vão ser iguais. Ou por serem meninas, que todas terão o mesmo jeito.
b) No trecho acima, o autor afirma que as
pessoas costumam falar que os meninos são de um jeito, e as meninas, de outro.
Qual a opinião dele sobre isso? Escreva sua resposta explicando com suas
palavras.
c) Que explicação (argumento) ele apresenta para convencer os leitores de
sua opinião?
d) Observe o uso dos
parênteses no trecho. Com que objetivo foram utilizados?
3) Releia a introdução do texto e
responda às questões no caderno:
-
Largue essa boneca, menino! Homem não brinca de boneca!!!
Quando se é criança, as pessoas costumam
dizer: Menino e menina são diferentes! Menino é mais esperto, mais corajoso,
mais inteligente. "Forte como o papai!" Menina é mais obediente, mais
sensível, mais comportada. "Boazinha como a mamãe!"
E aí, quando o menino é mais obediente,
dizem logo que ele é bobão; mais sensível: mulherzinha! mulherzinha!
a) Por que algumas frases foram escritas entre aspas ou
introduzidas por um travessão?
b) Que efeito o uso desse recurso provoca na leitura? Você
acha que ajuda na argumentação feita pelo autor? Explique sua resposta.
4) Leia os parágrafos, observando
os recursos utilizados pelo autor na sua
argumentação. Em seguida, responda às questões no caderno:
Você acha que
as meninas são mais frágeis que os meninos? Você conhece alguma menina que é mais esperta que muito menino? Há alguma
coisa de errado nisso?
Algumas pessoas pensam que ser menina
significa ser fraquinha, não saber nem brigar. Engano.
Existe muita
menina valente e brigona - e ela não deixa de ser menina por isso. Assim como
muitos meninos se defendem, brigando, muitas meninas têm que se defender.
Agora, melhor seria se as pessoas
pudessem se entender conversando, sem precisar brigar, se atracar, não é mesmo?
a) A quem o pronome você se refere?
b) Que efeito o uso desse recurso provoca?
Em todo o
texto são muito frequentes as frases interrogativas, como no trecho acima. Que
efeito elas provocam na leitura?
Observe as
três telas de pintura.
Quem é o pintor?
John Singer Sargent nasceu
em Florença em 1856 e morreu em Londres em 1925. Este seu quadro é de
influência impressionista.
Quem é o pintor?
Cândido Portinari nasceu em
Brodósqui, São Paulo, em 1903, e faleceu no Rio de Janeiro em 1962. Este seu
quadro pertence à arte moderna brasileira.
Quem é o pintor?
Milton Dacosta nasceu em
Niterói em 1915 e morreu no Rio de Janeiro em 1988, tendo trabalhado com
Portinari. Este seu quadro pertence também à arte moderna brasileira.
1)
Localize o título de cada uma e
o nome dos pintores.
2)
Que cena as telas representam?
3)
Como são os ambientes em que Portinari e
Milton Dacosta retrataram as cenas pintadas?
4)
Nas telas, há movimento ou as
cenas são estáticas? Por quê?
5)
Quais as semelhanças e as
diferenças entre as personagens retratadas?
6) Que
diferença existe entre o texto “Menino brinca de boneca?” e as pinturas, em
relação à forma como são apresentados?
Nenhum comentário:
Postar um comentário