domingo, 20 de maio de 2012

Primeira página de jornal


 ANÁLISE DA PRIMEIRA PÁGINA:
- Como podemos observar, a PP de um jornal é formada, basicamente de manchetes e chamadas que prendem a atenção do leitor. A PP tem a função de incentivar o leitor a comprar o jornal. Para essa finalidade, as manchetes devem ser objetivas e chamativas. 
 O cabeçalho de um jornal é composto por todos os dados referentes àquela edição: nome do jornal em destaque, data, horário da impressão (para jornais de grande porte e com vários horários de impressão da capa), número da edição, responsáveis por ela, ano do jornal. São esses dados, com exceção dos nomes dos responsáveis e do horário, que compõem a citação bibliográfica, apenas restando o nome do repórter e a manchete da reportagem que a escreveram.
·        Além desses, ainda podemos citar:
Versal: Palavra única que precede a manchete de uma chamada. No exemplo acima ela pode ser localizada à esquerda com a palavra “Natal” ou à direita, com a palavra “Novo Governo”. Numa PP ela pode ser utilizada mais de uma vez, desde que não fique uma Primeira página muito carregada. Ela deve ter um aspecto leve para que o leitor não se sinta enfadado ao lê-la. Nas páginas internas de um jornal, essa palavra fica à esquerda do leitor, dentro da página que no seu alto e ao centro possui o nome da seção que o leitor está lendo.
Subtítulo: Pode vir acima (sobre título) ou abaixo (subtítulo) da manchete. Esse é uma explicação um pouco mais detalhada sobre a manchete da qual faz parte. No exemplo acima, a manchete principal do caderno de esportes vem com o subtítulo “Galo pode ser campeão da Série B, hoje, contra o Ceará”. Isso complementa a manchete “Pelo título”, usada pelo editor.
Coluna: É a forma com que o jornal é disposto. Todo o jornal, tanto internamente quanto externamente, é escrito por meio de colunas e o jornalista, antes de escrever a reportagem já sabe, mais ou menos, o espaço reservado para aquela matéria. Esse espaço é contado por caracteres (cada letra e espaço conta como um) e a disposição das colunas do texto entregue pelo repórter é feita pelo diagramador, juntamente com o editor. Depois que o editor monta todo o jornal, com todas as reportagens, é que é, então, feita a primeira página com chamadas e manchetes daquelas reportagens que ele julga serem mais chamativas para o público-alvo daquele jornal. Ou seja, é o público-alvo que vai direcionar o editor na escolha das reportagens mais chamativas, com o intuito de aumentar as vendas nas bancas.
O lide é a introdução ou abertura de uma notícia ou reportagem e significa “encabeçar”. Nele destaca-se o fato essencial, mais importante, apresentando sucintamente o assunto. Ele tem o objetivo de possibilitar ao leitor tomar conhecimento do assunto principal da notícia com uma rápida e condensada leitura do primeiro parágrafo. Sua leitura deve estimular o leitor a continuar lendo a matéria. O lead, para ser completo, deve responder às seguintes perguntas: O quê? Quando? Quem? Onde? Como? Por quê? Sendo que essa última pergunta pode não vir especificamente no primeiro parágrafo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário