ANÁLISE
DA PRIMEIRA PÁGINA:
- Como podemos observar, a PP de
um jornal é formada, basicamente de manchetes e chamadas que prendem a atenção
do leitor. A PP tem a função de incentivar o leitor a comprar o jornal. Para
essa finalidade, as manchetes devem ser objetivas e chamativas.
O cabeçalho de
um jornal é composto por todos os dados referentes àquela edição: nome do
jornal em destaque, data, horário da impressão (para jornais de grande porte e
com vários horários de impressão da capa), número da edição, responsáveis por
ela, ano do jornal. São esses dados, com exceção dos nomes dos responsáveis e
do horário, que compõem a citação bibliográfica, apenas restando o nome do
repórter e a manchete da reportagem que a escreveram.
· Além
desses, ainda podemos citar:
Versal:
Palavra única que precede a manchete de uma chamada. No exemplo acima ela pode
ser localizada à esquerda com a palavra “Natal” ou à direita, com a palavra
“Novo Governo”. Numa PP ela pode ser utilizada mais de uma vez, desde que não
fique uma Primeira página muito carregada. Ela deve
ter um aspecto leve para que o leitor não se sinta enfadado ao lê-la. Nas
páginas internas de um jornal, essa palavra fica à esquerda do leitor, dentro
da página que no seu alto e ao centro possui o nome da seção que o leitor está
lendo.
Subtítulo:
Pode vir acima (sobre título) ou abaixo (subtítulo) da manchete. Esse é uma
explicação um pouco mais detalhada sobre a manchete da qual faz parte. No
exemplo acima, a manchete principal do caderno de esportes vem com o subtítulo
“Galo pode ser campeão da Série B, hoje, contra o Ceará”. Isso complementa a
manchete “Pelo título”, usada pelo editor.
Coluna:
É a forma com que o jornal é disposto. Todo o jornal, tanto internamente quanto
externamente, é escrito por meio de colunas e o jornalista, antes de escrever a
reportagem já sabe, mais ou menos, o espaço reservado para aquela matéria. Esse
espaço é contado por caracteres (cada letra e espaço conta como um) e a
disposição das colunas do texto entregue pelo repórter é feita pelo
diagramador, juntamente com o editor. Depois que o editor monta todo o jornal,
com todas as reportagens, é que é, então, feita a primeira página com chamadas
e manchetes daquelas reportagens que ele julga serem mais chamativas para o
público-alvo daquele jornal. Ou seja, é o público-alvo que vai direcionar o
editor na escolha das reportagens mais chamativas, com o intuito de aumentar as
vendas nas bancas.
O lide é
a introdução ou abertura de uma notícia ou reportagem e significa “encabeçar”.
Nele destaca-se o fato essencial, mais importante, apresentando sucintamente o
assunto. Ele tem o objetivo de possibilitar ao leitor tomar conhecimento do
assunto principal da notícia com uma rápida e condensada leitura do primeiro
parágrafo. Sua leitura deve estimular o leitor a continuar lendo a matéria. O
lead, para ser completo, deve responder às seguintes perguntas: O quê? Quando?
Quem? Onde? Como? Por quê? Sendo que essa última pergunta pode não vir
especificamente no primeiro parágrafo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário